Jesus e a Religião 

Por: Ely Rodrigues 

A palavra religião vem do latin religare. A idéia de religião é que o homem seja reconectado (para usar uma palavra da moda), com Deus e hoje é usada para tudo que esteja relacionada a crença (seja qual for), ao mesmo tempo em que é extremamente malvista em muitos círculos. É comum ouvirmos que Jesus não veio fundar uma religião, que eu não prego religião ou ensino religião, que o cristianismo não é religião. 

Abrindo uma aspa, acredito, sinceramente, que hoje vivemos na era do papagaio, não da informação. Tente fazer uma pesquisa sobre determinado assunto, e logo perceberá que há uma quantidade enorme de cópias. As pessoas copiam os artigos, ideias, descrições umas das outras e colocam nos sites como autoria sua. Apesar de terem acesso a informação, inimaginável há 15 anos atrás, estão cada vez mais mal informadas, menos dispostas a aprender, a ouvir. 

Em parte, este é o problema com a palavra religião. Ouvimos determinadas frases e repetimos a exaustão, tal qual papagaio. Não nos damos ao trabalho de verificar, ponderar.  

Jesus nos disse que "...O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou"1. O que será que Jesus tinha em mente ao afirmar ser o cumprimento de Isaías 9.2? Jesus claramente está dizendo que era a luz que guiava um povo em trevas e em outro lugar se apresenta como pastor de um povo que andava desgarrado2

Aprofundando a obra de Jesus, o livro de hebreus, diz que Ele é a "...esperança muito superior, por meio da qual temos pleno acesso a Deus"3. O uso da palavra é inequívoco, Jesus é o MEIO pelo qual temos acesso a Deus. Timóteo, vai mais profundo ainda e demonstra ter entendido a questão ao afirmar que há: "...um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem"4. Novamente, o uso da palavra não deixa dúvida: MEDIADOR.  

Chegamos então a verdadeira religião, ao religare. Jesus, que através do seu sacrifício nos coloca em contato direto com Deus, sem intermediários, sem assessores. Sim, Jesus fundou a verdadeira religião. Aquela que coloca o outro acima de si mesmo, que aponta uma ética superior, uma moral superior, uma vida superior, mas de humildade e respeito ao outro. 

1. Mateus 4.16 

2. Mateus 9.36 

3. Hebreus 7.19 

4. Timoteo 2.5 

 


IGREJA EVANGÉLICA NAÇÃO DE ADORADORES © - 2018 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por On Rio Internet Ltda